Programa PPA Servidor completa um ano

25/09/2019 - 17:35h

Neste sábado (28) completa-se um ano da implementação do Programa de Pré e Pós Aposentadoria ao Servidor (PPA Servidor), uma iniciativa desenvolvida pelas secretarias de Gestão Administrativa, Pessoa Idosa e Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Balneário Camboriú (BCPrevi). O evento em comemoração à data será nesta sexta-feira (27), às 14h, no Centro de Convivência da Família (Rua Itália, nº 1059 – Nações).

O programa tem o objetivo de acolher e preparar o servidor público municipal para a aposentadoria por meio de encontros, palestras, formações e orientações sobre vários temas que envolvem a carreira pública. Já para os aposentados, o programa também promove o encaminhamento para serviços relacionados à saúde e assistência social. A iniciativa é inédita no município, trazendo como diferencial o apoio não apenas àqueles já aposentados, mas também aos que estão nos últimos anos de trabalho.

“As Secretarias de Gestão Administrativa, da Pessoa Idosa e o BCPrevi são os três principais setores do serviço público que continuam fazendo parte da vida do servidor após a aposentadoria. O PPA é um programa humano, que preza pelas pessoas e representa a gratidão e o reconhecimento pelos servidores que trilharam todo um caminho de serviço público”, disse a secretária de Gestão Administrativa, Karine Gomes.

“A pré-aposentadoria é importantíssima, já que permite a preparação da aposentadoria em aspectos psicológicos e financeiros; já a pós-aposentadoria permite o resgate do vínculo com o BCPrevi, com a prefeitura e também com ex-colegas, criando maior integração social, aspecto que qualifica a saúde mental dos aposentados. Isso tudo é a marca de um atendimento mais humanizado que a prefeitura está buscando com os segurados da previdência social”, complementou o presidente do BCPrevi, Allan Muller Schroeder.

Além dos encontros, os participantes são convidados para comparecer a eventos comemorativos sazonais e têm direito a receber visitas domiciliares, caso não possam comparecer ao instituto. Até o mês de agosto, 116 servidores participaram dos encontros da pré-aposentadoria e 285 dos encontros da pós-aposentadoria, totalizando mais de 400 atendimentos.

Dos 56 anos de vida de Lenice Gheno, 25 foram trabalhando como funcionária da Secretaria de Inclusão Social e, atualmente, da Fundação Municipal de Esportes (FME). Agora, há poucos anos da aposentadoria, as atividades oferecidas pelo PPA a ajudam na preparação para a nova fase da vida. “O que eu mais gostei foi a parte das dinâmicas com a psicóloga, a parte onde a gente pôde colocar no papel os nossos sonhos, as nossas ansiedades, eu achei muito relevante esse aspecto. Eu agradeço toda essa equipe do BCPrevi, eu acho que cada um deu o melhor de si, e essa convivência em grupo foi bem importante”, conta.

O programa é constituído por oito etapas destinadas aos servidores aposentados e aos que estão em via de se aposentar. Confira quais são elas e a função de cada uma:

– Programa de Integração: onde é apresentado ao servidor que inicia carreira seus direitos, deveres e normas e procedimentos do funcionalismo público, com o objetivo de facilitar o processo de adaptação.
– Entendendo a Aposentadoria: nessa etapa, os profissionais do instituto apresentam o PPA ao servidor e esclarecem tudo sobre os direitos e deveres previdenciários.
- Encontro de Boas Vindas: o funcionário é acolhido, integrado e poderá conversar e fazer um levantamento sobre suas crenças e expectativas sobre a aposentadoria.
– Planejamento Financeiro: onde os futuros aposentados e os servidores já aposentados recebem orientação de como reorganizar suas finanças e de como adaptar-se a possíveis mudanças financeiras que a aposentadoria traz.
– Projeto de Vida: na quinta etapa do programa não há palestra, e sim um bate papo; uma roda de conversa mediada por uma psicóloga que abordará assuntos relacionados à qualidade de vida, além de lazer e atividades culturais.
- Muito Obrigado: encontro onde o governo agradece ao servidor. Reconhecimento à contribuição, à dedicação e ao comprometimento após tantos anos de serviço fazem parte da etapa.
– Vivendo a Aposentadoria: onde o servidor prestes a se aposentar escuta do ex-colega, já aposentado, experiências sobre essa nova fase da vida. Nessa etapa o servidor também será apresentado aos programas desenvolvidos na Secretaria da Pessoa Idosa.
– Visitas Domiciliares: o BCPREVI vai até o aposentado com dificuldades de mobilidade e lhe dá o direito de receber e participar das etapas.

________________________

Estagiária de Jornalismo: Beatriz Nunes