Município cuida da saúde dos servidores através de exames periódicos

01/04/2019 - 17:27h

Os cuidados com a saúde dos servidores se iniciaram em fevereiro de 2018 com a avaliação médica de todos os servidores readaptados, em seguida iniciou-se os exames periódicos, intensificando-se com o Decreto nº 9093, de setembro de 2018, que instituiu em Balneário Camboriú o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Com a criação, através do decreto, o setor ganhou força e uma estrutura com amparo legal para dar continuidade aos trabalhos com a saúde e segurança dos servidores municipais, lhes proporcionando uma atenção e o cuidado com a saúde por parte do Município.

O médico do trabalho, atende na sede do SESMT, onde são realizados, diariamente, os exames clínicos (periódicos, admissionais, retorno ao trabalho) agendados previamente. Esses exames periódicos são feitos com os funcionários efetivos e com os empregados públicos (CLT) que atuam no Município, através dos programas federais e estaduais como SAMU e Programa de Saúde da Família. “A periodicidade da avaliação depende do cargo e da exposição do servidor, que podem ser de seis meses até dois anos”, informa o médico do trabalho Dr. João Luis Raduenz Lagos. Até o presente momento já foram realizados aproximadamente duas mil avaliações médicas periódicas, e dessas, cerca de 60% tiveram desdobramentos.

“Através dos exames de rotina foram descobertos em nossos servidores problemas como hipertensão, diabetes, falta de imunização, problema de visão e até caso de câncer. Esses casos são encaminhados para tratamentos, a maioria através de nossos programas municipais; e sempre com o apoio do Município não só aos servidores, como também às famílias”, enfatiza a secretária de Gestão Administrativa, Karine Almeida Gomes.

Toda a avaliação é arquivada em prontuário eletrônico, sem gerar papel, de forma que o histórico do servidor fica armazenado. Os exames laboratoriais entregues são escaneados e salvos no prontuário eletrônico, podendo ser acessado pelo médico a qualquer momento. Até o momento o programa atendeu às secretarias de Educação e Saúde, as maiores do Município. Ainda neste mês de abril iniciam as avaliações na secretaria de Obras e, em seguida, atenderá aos funcionários efetivos do Paço Municipal.

SESMT

Rua Dinamarca, 175 – 3º andar – sala 301 (Prédio do BCPREVI)
Bairro das Nações - Balneário Camboriú
Telefone: 47 3363-8595 e Whatsapp 47 99982-1778