Mais uma etapa do PPA Servidor acontece nesta quarta-feira

24/06/2019 - 12:55h

Mais uma etapa do PPA Servidor acontece nesta quarta-feira

Esta semana cerca de 28 servidores da Prefeitura de Balneário Camboriú participam de mais uma etapa do Programa de Pré e Pós Aposentadoria ao Servidor (PPA), desenvolvido pelas Secretarias de Gestão Administrativa, da Pessoa Idosa, e Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município (BCPrevi). O Programa tem como principal objetivo acolher, preparar e acompanhar o servidor do início ao fim de sua carreira.

O encontro será às 14h desta quarta-feira (26), na Secretaria da Pessoa Idosa, situada na rua 1822, nº 614, quando os futuros aposentados participam da sexta etapa do PPA, a de "Muito Obrigado". Nessa etapa os futuros aposentados recebem o reconhecimento pelos serviços prestados à municipalidade; é quando o governo agradece ao funcionário.

O PPA foi criado em setembro de 2018 e, desde então, 65 servidores já participaram das etapas de pré aposentadoria. Quanto às etapas da pós aposentadoria, além dos encontros no BCPrevi, cerca de 50 visitas domiciliares já foram realizadas a aposentados do Município que não possuem condições físicas de comparecerem ao auditório do instituto.

Saiba Mais
O PPA é um Programa de Pré e Pós Aposentadoria, desenvolvido pela Administração Municipal que acolhe, prepara e acompanha o servidor desde o ingresso à carreira pública até a sua aposentadoria. Através de oito etapas cada turma recebe do Programa todas as informações sobre o serviço público; preparação para a aposentadoria e, após a aposentadoria, apoio domiciliar. “Como temos muitos servidores, o critério para as palestras é a idade e também atendemos por secretaria”, explica o presidente do BCPREVI, Allan Muller Schoroeder.

A primeira etapa do PPA é o “Programa de Integração”, onde é apresentado ao servidor os seus direitos, deveres e normas e procedimentos do funcionalismo público, com o objetivo de facilitar o processo de adaptação. Após esse conteúdo, o servidor passa pela segunda etapa do Programa, que é a “Entendendo a Aposentadoria”. Nela os profissionais do Instituto apresentam o PPA ao servidor e esclarecem tudo sobre os direitos e deveres previdenciários.

Já na terceira etapa, que é a do “Encontro de Boas Vindas”, o funcionário pode fazer um levantamento sobre suas expectativas da futura aposentadoria. Na quarta etapa a pauta é o “Planejamento Financeiro”, onde os futuros aposentados e os servidores já aposentados recebem orientação de como reorganizar suas finanças; de como adaptar-se a possíveis mudanças financeiras que a aposentadoria traz. Esse encontro é específico para os servidores prestes a se aposentar e os já aposentados e será mediado por um profissional da área financeira.

“Projeto de Vida” é a quinta etapa do Programa. Nessa não há palestra e sim um bate papo; uma roda de conversa mediada por uma psicóloga que abordará assuntos relacionados à qualidade de vida, como desenvolvimento pessoal, saúde e bem-estar físico; relacionamentos sociais e familiares; além de lazer e atividades culturais. Esse encontro reúne aposentados e os servidores que já contam pouco tempo para a aposentadoria.
Reconhecimento à contribuição, à dedicação e ao comprometimento após tantos anos de serviço é uma etapa importante do PPA. É a “Muito Obrigado”, que é o encontro onde o governo agradece ao servidor.

A sétima etapa, e uma das mais ricas em conteúdo, é a “Vivendo a Aposentadoria”; onde o servidor prestes a se aposentar, escuta do ex-colega, já aposentado, experiências sobre essa nova fase da vida. Nessa etapa o servidor também será apresentado aos programas desenvolvidos na Secretaria da Pessoa Idosa. E por fim, a última etapa refere-se ao contribuinte aposentado. É a de “Visitas Domiciliares”, onde o BCPREVI vai até o aposentado com dificuldades de mobilidade e lhe dá o direito de receber e participar das etapas, principalmente as que se referem ao acolhimento, planejamentos e homenagem.

BCPrevi – Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município

Fotos: Arquivo