Aposentadas recebem evento alusivo à saúde da mulher

10/10/2019 - 13:02h

A campanha Outubro Rosa serve para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Balneário Camboriú (BCPREVI) não ficou de fora dessa campanha mundial, e ofereceu às servidoras aposentadas, na quarta-feira (9) um evento informativo sobre o tema. Após palestra e bate papo, foi servido às convidadas um delicioso café.

O evento que reuniu cerca de 30 servidoras, contou com a presença de representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que explanaram às convidadas sobre os cuidados e necessidades da prevenção com a saúde da mulher. A enfermeira aposentada Rosângela Mattos também orientou sobre os procedimentos para a prevenção.

"A receptividade das aposentadas foi muito boa. O BCPrevi trabalha sempre temas como esse, que vão ao encontro da ideia de humanização e preocupação com os seus segurados", diz o presidente do BCPREVI, Allan Muller Schroeder.

Saiba Mais

Embora o Brasil figure na segunda faixa mais alta de incidência de câncer de mama entre todos os países; com uma taxa de incidência de 62,9 casos por 100 mil habitantes (taxa padrão utilizada mundialmente), a mortalidade pela doença no país é baixa em relação a outras nações. O Brasil está situado na segunda faixa mais baixa de mortalidade, com uma taxa de 13 por 100 mil, ao lado de países desenvolvidos como EUA, Canadá e Austrália, e melhor do que alguns deles, como a França e o Reino Unido.

A mortalidade por câncer de mama está ligada principalmente ao acesso a diagnóstico e tratamento adequado no tempo oportuno. O objetivo é diagnosticar o câncer o mais precocemente possível, ainda nos estágios iniciais da doença, quando o tratamento é mais efetivo. Ano a ano, o Brasil vem conseguindo aumentar o percentual de casos diagnosticados nos estágios in situ (considerado zero) e I de 17,3% em 2000 para 27,6% em 2015. Mas essa proporção continua muita baixa na região Norte (12,7%), em contraste com as regiões Sul (29,2%) e Sudeste (30,8%). Mas é necessário avançar na prevenção e diminuição das desigualdades regionais e socioeconômicas.

Fonte: Ministério da Saúde

Fotos: Beatriz Nunes