Recém aposentados da Prefeitura de BC são homenageados pelo PPA Servidor

06/12/2022 - 12:50h

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Balneário Camboriú – BCPrevi, juntamente com a Secretaria de Gestão Administrativa e Secretaria da Pessoa Idosa, homenagearam, na tarde de terça-feira (29), 85 servidores que se aposentaram neste ano de 2022, com a etapa “Muito Obrigado”. A solenidade ocorreu no auditório do Hotel Geranium, patrocinada pelo Banco BTG Pactual, quando os homenageados receberam um troféu, em reconhecimento aos serviços prestados à municipalidade. Tal reconhecimento vem através do Programa de Pré e Pós Aposentadoria ao Servidor – PPA, que visa acompanhar o funcionário desde o início da carreira pública até após sua aposentadoria.

O “Muito Obrigado” é a penúltima das sete etapas do PPA; é quando o servidor, já aposentado, recebe o reconhecimento ao seu trajeto pelo serviço público, por sua dedicação e apoio a Balneário Camboriú. “O BCPrevi, através do PPA, da todo o tipo de orientação e prepara o, ainda servidor, para que ele possa desfrutar de uma aposentadoria com tranquilidade. É importante para o servidor e gratificante para o Poder público”, pontua a diretora-presidente do Instituto, Karine Almeida Gomes.

Para a servidora Ruth Batschauer, que aposentou-se recentemente após 32 anos de serviços prestados à Prefeitura de Balneário Camboriú, esse reconhecimento é importante, e dá ao funcionário a sensação de dever cumprido. “É importante essa demonstração de respeito ao funcionário que já fez tanto pelo Município.  Antigamente as pessoas não sabiam o que ia acontecer, tinham dúvidas e receios de se aposentar. Agora recebemos um preparo tanto emocional, quanto financeiro, para essa nossa nova etapa”, declarou ela.

O PPA Servidor, que até o momento já atendeu mais de 900 pessoas, visa acolher, preparar e acompanhar o servidor público efetivo municipal, desde o ingresso à carreira pública, até após sua aposentadoria.

São as etapas do PPA:

Pré aposentadoria

– Programa de Integração: onde é apresentado ao servidor que inicia a carreira seus direitos, deveres, normas e procedimentos do funcionalismo público, com o objetivo de facilitar o processo de adaptação.

– Entendendo a Aposentadoria: nessa etapa, os profissionais do instituto apresentam o PPA ao servidor e esclarecem tudo sobre os direitos e deveres previdenciários.

– Encontro de Boas Vindas: o funcionário é acolhido, integrado e poderá conversar e fazer um levantamento sobre suas perspectivas e expectativas sobre a aposentadoria.

– Planejamento Financeiro: onde os futuros aposentados e os servidores já aposentados recebem orientações. Sobre como reorganizar suas finanças e de como adaptar-se a possíveis mudanças financeiras que a aposentadoria traz. Contando com mediação de um profissional da área financeira.

– Projeto de Vida: na quinta etapa do programa não há palestra, e sim um bate papo. Uma roda de conversa mediada por uma psicóloga que abordará assuntos relacionados à qualidade de vida, além de lazer e atividades culturais.

Prós aposentadoria

– Muito Obrigado: Os recém aposentados recebem uma homenagem símbolo de reconhecimento e gratidão do poder público pelos serviços prestados.

– Vivendo a Aposentadoria: onde o servidor prestes a se aposentar escuta do ex-colega, já aposentado, experiências sobre essa nova fase da vida. Nessa etapa o servidor também será apresentado aos programas desenvolvidos na Secretaria da Pessoa Idosa.

Em casos especiais, o BCPrevi,  vai até o aposentado com dificuldades de mobilidade e lhe dá o direito de receber e participar das etapas.

BCPrevi – Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município

Estagiária de jornalismo: Gabriele Vassolowski