BCPrevi promove passeio de barco pirata aos recém-aposentados

24/04/2023 - 14:39h

Para fechar as atividades programadas do Programa de Pré e Pós Aposentadoria – PPA, o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Balneário Camboriú – BCPrevi em conjunto com Secretaria de Gestão Administrativa e a Secretaria da Pessoa Idosa, promoveu o Passeio no Barco Pirata, o qual faz parte do módulo “Muito Obrigado”, onde todas as atividades são voltadas aos aposentados do ano, como forma de agradecimento e reconhecimento pelos serviços prestados ao município de Balneário Camboriú.

O passeio aconteceu na manhã de quarta-feira (19), e contou com a participação de recém-aposentados que afirmaram se divertir muito com as belas paisagens e os shows e interações do Barco Pirata. Para Izabel Gazina Veiga, que aposentou-se após 20 anos de serviços prestados a Prefeitura de Balneário Camboriú, esse reconhecimento é gratificante. “Está sendo um passeio apaixonante, principalmente por estar na companhia de colegas de tantos anos. Muito bom o BCPrevi nos proporcionar essa experiência maravilhosa”.

A diretora-presidente do BCPrevi, Karine Almeida Gomes relata admiração por esses servidores. “A Administração de BC preza pelo reconhecimento dos seres humanos e nossos aposentados, de maneira especial, merecem muito a nossa consideração, pois dedicaram uma vida trabalhando em prol da sociedade, atividades como essa demonstram o carinho e o reconhecimento que temos por eles. O PPA é um programa diferenciado pois acompanha o servidor em sua aposentadoria também, assim ele permanece com senso de pertencimento e isso é muito importante principalmente na primeira fase da aposentadoria.”

O PPA Servidor, até o momento já atendeu mais de 1000 pessoas e visa acolher, preparar e acompanhar o servidor público efetivo municipal, desde o ingresso à carreira pública, até após sua aposentadoria.

São as etapas do PPA:

Pré aposentadoria

– Programa de Integração: Onde é apresentado ao servidor que inicia a carreira seus direitos, deveres, normas e procedimentos do funcionalismo público, com o objetivo de facilitar o processo de adaptação.

– Entendendo a Aposentadoria: Nessa etapa, os profissionais do instituto apresentam o PPA ao servidor e esclarecem tudo sobre os direitos e deveres previdenciários.

– Encontro de Boas Vindas: O funcionário é acolhido, integrado e poderá conversar e fazer um levantamento sobre suas perspectivas e expectativas sobre a aposentadoria.

– Planejamento Financeiro: Onde os futuros aposentados e os servidores já aposentados recebem orientações. Sobre como reorganizar suas finanças e de como adaptar-se a possíveis mudanças financeiras que a aposentadoria traz. Contando com mediação de um profissional da área financeira.

– Projeto de Vida: Na quinta etapa do programa não há palestra, e sim um bate papo. Uma roda de conversa mediada por uma psicóloga que abordará assuntos relacionados à qualidade de vida, além de lazer e atividades culturais.

Prós aposentadoria

– Muito Obrigado: Os recém aposentados recebem uma homenagem símbolo de reconhecimento e gratidão do poder público pelos serviços prestados.

– Vivendo a Aposentadoria: onde o servidor prestes a se aposentar escuta do ex-colega, já aposentado, experiências sobre essa nova fase da vida. Nessa etapa o servidor também será apresentado aos programas desenvolvidos na Secretaria da Pessoa Idosa.

Em casos especiais, o BCPrevi, vai até o aposentado com dificuldades de mobilidade e lhe dá o direito de receber e participar das etapas.

Estagiária de Jornalismo: Gabriele Vassolowski
Fotos: Gabriele Vassolowski