SPI promove ação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

13/06/2023 - 14:42h

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é celebrado nesta quinta-feira (15). Em Balneário Camboriú, a Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) está organizando uma panfletagem e divulgação do Programa Abraço ao Idoso em pontos estratégicos do município. O objetivo é chamar a atenção da população e gerar uma reflexão sobre a importância de prevenir este tipo de violência.

“Queremos criar uma consciência na população de Balneário Camboriú sobre as formas de violência contra o idoso que acontecem e como podemos prevenir isso. Durante todo o dia, vamos conversar com as pessoas, informar os canais de denúncia e orientá-las a como ajudar um idoso nesta situação”, relata o Secretário da Pessoa Idosa, Arlindo Cruz.

O dia 15 de junho foi instituído como Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Confira os locais e horários da ação

10h30 às 12h - Avenida Brasil, esquina com a Avenida Alvin Bauer;
14h30 às 15h30 - Quinta Avenida, esquina com a Rua Biguaçu (Bairro dos Municípios);
16h às 17h30 - Túnel em frente ao Pronto Atendimento da Barra.

Programa Abraço ao Idoso

O Abraço ao Idoso é pioneiro entre os programas Abraços, criado em 2017 com objetivo de trabalhar situações relativas à violência contra pessoa idosa, em situação de urgência e emergência, sendo um serviço complementar aos já prestados pela rede socioassistencial municipal. Conta com equipe multidisciplinar, que realiza apoio, orientação, encaminhamentos e psicoterapia breve.

A Secretaria da Pessoa Idosa oferece, além dos atendimentos do Abraço, diversas atividades e oficinas para população com 60 anos ou mais. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O atendimento psicológico 24 horas ocorre por meio do telefone (47) 99982-1632.

Secretaria da Pessoa Idosa

Jornalista: Rafaela Dalago